MONTE TABOR "VIGIAI E ORAI"


 

Formação: OS MANDAMENTOS

 

No livro do (Dt 4,2-6) diz: "cumprireis os mandamentos do Senhor, vosso Deus..., observai-os e ponde-os em prática, porque isso manifestará a vossa sabedoria".

    Na verdade ao lermos qualquer um dos dez mandamemntos (Decálogo) a primeira impressão que temos será de proibições, imposições. Se pensarmos que os mandamentos são somente proibições, imposições estaremos atribuimdo a Deus algo que ele não é; Tirano. Sabemos que um tirano é aquele que impõe seu domínio de maneira opressora sobre as outras e seu governo não leva em conta os direitos do povo. Os mandamentos são na verdade um caminho seguro, um farol que mostra por onde devemos andar e o que precisamos evitar. Onde devemos andar? O que precisamos evitar? Essas perguntas podemos perceber nos mandamentos, por isso respondé-las é a nossa meta principal, porque leva-nos a fidelidade à Deus. Devemos andar no caminho que conduz a vida, e os mandamentos indicam esse caminho. Precisamos evitar o pecado e todas as seduções que querem nos afastar do caminho que nos leva à vida. Como disse acima, os mandamentos não são proibições, nem imposições, mas orientações que o Senhor nos dá para termos uma vida verdadeiramente livre, pois quando vivemos segundo a vontade de Deus, toda a nossa vida não será oprimida pelo jugo do pecado. O conceito de liberdade que hoje o mundo moderno apresenta de maneira distorcida, é claro, é a busca do prazer. Um prazer ilusório e que resulta num vazio cada vez maior e mais doloroso, pois quanto mais o ser humano se engana nessa busca, um distanciamento cada vez maior da verdadeira liberdade vais se revelando. O homem se escraviza quando busca fora de Deus aquilo que só Deus mesmo pode e quer dar ao ser humano. A verdadeira liberdade de Filhos de Deus.

Nesse mergulho às coisas efêmeras a digindade humana se vê comprometida, pois diante de tanta ilusão, o ser humano anda as cegas, e alimenta dentro de si algo que Deuis não havia planejado para a sua criatura mais amada. Podemos nos perguntar. O que o homem alimeta dentro de si que não esatão nos planos de Deus? Ora, o pecado e a influência das coisas desse mundo. Nosso Deus, não quer que o homem viva na dependência de coisas transitórias, ele espera que o ser humano vá sempre mais além por isso através dos mandamentos abre diante dos olhos de cada filho um horizonte a ser descoberto.